Coluna da dra Joyce

Pele negra: mais resistente a rugas, igualmente sensível a manchas

Crédito Imagem: Revista Afro


Boa parte da população brasileira é composta por negros e mulatos. A miscigenação do nosso país trouxe a força da pele negra aos seus descendentes, mas também permitiu que uma característica pouco desejada sobrepujasse: a tendência a manchas.


Sim, comprovadamente, a pele negra é mais resistente ao envelhecimento cronológico. Esse fato deve-se à atividade continua e rápida dos fibroblastos, elementos que são responsáveis pela produção de colágeno, são eles que mantêm a pele íntegra com o passar dos anos. Em contrapartida, há o excesso de oleosidade, que traz comedões e acne – causadores de manchas específicas – e o próprio fator genético da propensão a manchas diversas.


É preciso esclarecer que, mesmo não aparentando queimaduras solares, a pele negra precisa ser protegida com filtros solares para ficar livre de manchas e do envelhecimento causado pelos raios solares. O filtro solar protege a degeneração do DNA das células, devendo ser usado diariamente.


Tratar a pele negra é possível, desde que seja procurado um profissional competente para tanto. Um dos melhores tratamentos atuais para esse tipo de pele é o Peeling de Cristal. Por meio de uma esfoliação com cristais de diamante, há a remoção de células mortas. Durante o procedimento, é aplicado um blend de ácidos que promove a esfoliação química, renovando e iluminando a pele. O Peeling de Cristal é indicado para o tratamento de manchas, acne, rugas finas e revitalização da pele.


A hidratação é muito importante para a pele negra, pois o ressecamento excessivo proporciona uma tonalidade acinzentada a pele, além de favorecer o apare­cimento de lesões esbranquiçadas na face.


Desse modo, a hidratação regular é essencial para restabelecer a umidade natural da pele e assim, a sua tonalidade. Além disso, ela amacia e aumenta a elasticidade da pele. Como na pele negra há maior secreção de ácidos graxos, não há necessidade de se utilizar produtos oleosos, sen­do recomendados produtos elaborados com bases como gel, gel-creme ou emulsão leve.


Os princípios ativos mais recomendados são os que possuem alta capacidade de hidratação, como cera­midas, PCA-Na, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ácido lático, óleo de gérmen de trigo e aquaporine active.


Bons hábitos, como a limpeza diária da pele e uso de cremes específicos e protetores solares, são imprescindíveis para manter a pele bonita e saudável, seja ela de qual tipo for. E todos queremos uma pele bonita e iluminada, não é?

Por Joyce Rodrigues para Cosméticos & Tendências
www.joycerodriguess.blogspot.com

joycerodriguescosmetologa@gmail.com

3 comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

OI JOYCE,TI VÍ NO PROGRAMA DA OLGA,FOI MUITO BOM SABER SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS LÁBIOS,GOSTARIA DE SABER QUAL A MARCA DO PRODUTO QUE CONTEM DEMAE PARA OS LÁBIOS,POIS QUERO COMPRAR.NO MAIS PARABENS PELE ENTREVISTA,UM GRANDE ABRAÇO . sandra-mq@hotmail.com

Anônimo disse...

Joice, obrigada pelas dicas,um abraço. Sandra

Anônimo disse...

Vi voce no programa da Olga Bomgiovane, gostei das dicas que voce deu, principalmente sobre os cuidados com os lábios.Neusa Braia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Voltar para cima