Filtro Solar - Tire suas dúvidas! Coluna da Dra Joyce!

Durante o ano todo ele é comentado, seja no frio ou no alto verão ele deve ser utilizado. Previne manchas na pele, surgimento precoce de rugas. Bom, para quem ainda não identificou estamos falando do melhor amigo da nossa pele (ou pelo menos deveria): Filtro Solar. Veja um guia muito bem elaborado sobre seus benefícios e outras dúvidas.


O filtro solar (ou protetor solar) é um produto cosmético que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta, assim diretamente reduz as queimaduras solares e principalmente promove um menor risco de câncer de pele. Os raios ultravioletas podem ser do tipo B, que queimam a pele e provocam manchas e também tem o tipo A que causa efeitos mais danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele e surgimento de câncer de pele. Veja algumas situações e dúvidas quanto a utilização de filtro solar.


Além do filtro solar, eu uso vários outros produtos no rosto como tônicos e hidratantes. Em que seqüência devo aplicá-los?
Resp: O filtro solar deve ser sempre o último produto. E se quiser evitar o acúmulo de cremes, opte por hidratantes que já possuem proteção solar ou por filtros com ação hidratante e nutritiva.


Posso aplicar o mesmo filtro no rosto e no corpo?
Resp: Não. A explicação é simples e óbvia: a pele do rosto é diferente da pele do corpo. Além disso a mulher brasileira tem tendência a ter a pele oleosa ou mista, e os filtros solares comuns podem agravar o problema, causando acne. A boa notícia é que existem vários produtos no mercado específicos para o rosto. Eles são mais leves e possuem modernos ativos antienvelhecimento.


Precisa aplicar filtro por cima da tatuagem?
Resp: Pessoas com tatuagem devem aplicar o filtro sobre a tatuagem pois o sol pode desbotá-la.


Quem trabalha em ambiente fechado precisa aplicar filtro solar diariamente? Resp: Se você trabalha num escritório o dia todo não pense que esta 100% protegida pois a radiação esta presente na iluminação, tela do computador que também podem manchar a pele. Além de que uma saída na hora do almoço sem filtro solar pode prejudicar a pele.


Quais cuidados temos que ter com os lábios?
Resp: Não esqueça de cuidar dos seus lábios também. Seja no inverno ou no verão eles ficam ressecados e podem até rachar porque possuem uma pele fina e delicada. Para impedir isso, há no mercado hidratantes labiais e filtro solares específicos.


Peles negras também precisam utilizar filtro solar?
Resp.: Todo tipo de pele deve utilizar fitro solar. Independente de ser negro ou branco, o uso é indispensável. Mesmo a pele negra apresentando menor eritema durante a exposição solar, não diminui o risco de desenvolver câncer de pele e outros problemas decorrentes da falta de proteção.


É verdade que devo aplicar o produto meia hora antes de me expor ao sol?
Resp: Depende do produto que você for usar. Leia as instruções do fabricante para se certificar disso. Antigamente era necessário esperar, mas atualmente, com os avanços da tecnologia, boa parte dos produtos é absorvida imediatamente pela pele.


Tenha o uso do filtro solar com o hábito de escovar os dentes, e para ajudar deixe-o em local estratégico onde todos os dias você irá vê-lo. Importante: Mesmo utilizando filtro solar todos os dias, evite a exposição entre 10:00 e 16:00hs, onde a incidência dos raios solares é muito forte.

Por Joyce Rodrigues para Cosméticos & Tendências
Escreva para a Joyce: joycerodriguescosmetologa@gmail.com

6 comentários

6 comentários:

André Aguiar disse...

Olá

Ai está um coisa que eu não abdico de usar durante todo o ano.
Já aconselhei muitas pessoas para usarem mas mesmo assim ainda conheço muitas que não uso. Depois queixam-se de alguns problemas de pele (como secura extrema ou queimaduras solares).

Bjs

Amandinha disse...

Oi André!!
Eh isso aí...e fora as manchas que o sol causa, né! Um horror!
beijs
Amandinha

Coisas da Gigi disse...

É verdade por causa da falta de filtro solar, quando morei na região serrana (Angra), fiquei com manchas de sol que até hoje não consegui tirar. Agora nunca mais saio sem.

Líllian Brito disse...

Oi!!!
Sou seguidora de seu blog a algum tempo e adoro!!!!
Assim, indico seu blog para o selinho TUDO AQUILO QUE AMO!!!

passa no meu blog: o selinho é seu!
http://olhosdediva.blogspot.com/2010/05/selinho-i.html

Amandinha disse...

Maríliaaaaaa...
que legal que vc morou em Angra,deve ser o máximo morar lá!
Lilian, já postei o selinho, eu adorei, brigadão
beijos
amandinha

Andréa Faria disse...

Ola!Gostaria de saber qual o protector solar eficaz para peles que mancham facilmente ao sol e tb para pele oleosa. Usei um filtro 50 no verao passado e mesmo assim tive a pele manchada. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Voltar para cima