Coluna da dra. Joyce! Cuidados para grávidas!

Gestação Saudável

A estética na gestação era até há pouco tempo um tema muito pouco abordado e estudado no meio médico, porque em geral todo tratamento da gestante neste período se limitava ao binômio mãe-feto e suas patologias. Com a evolução nos últimos anos da cosmetologia e da medicina estética e a consolidação dos seus tratamentos, este tema ganhou força e novos horizontes, promovendo a melhoria e saúde da beleza das mulheres neste período minimizando em muito os agravos da gravidez.
Hoje se pode ter uma preocupação em amenizar a celulite e as estrias provenientes do ganho de peso durante a gestação, através de tratamentos e orientações, cuidar da face para não se mancharem e realizar tratamentos no pós-parto precoce e tardio, para tentar resgatar a o máximo possível como a paciente era antes da gravidez. Para isso é preciso a orientação de um médico que conheça a fisiologia e as alterações hormonais que irão ocorrer na grávida. Orientar sobre as atividades físicas permitidas, alimentação adequada e estar atento as variações de peso.
“As principais mudanças estéticas no corpo da mulher durante a gravidez ocorrem principalmente na face, abdômen, laterais de quadris, coxas e são decorrentes das modificações da micro-circulação cutâneas somadas as alterações hormonais que alteraram a estrutura da pele tornando-a mais vulnerável, frágil, sensível e ressecada em vista das distensões que ela sofre”.
A gestante deve estar inicialmente preocupada acima de tudo com o bem estar do bebê e procurar tratamento estético desde o primeiro trimestre, com o objetivo principal de prevenção da incidência dos problemas estéticos que possam vir ocorrer.

Se a gestação evolui bem não há o porquê da mulher não se cuidar e prevenir das patologias inestéticas que vão lhe acometer neste período, como celulite, estrias, varizes, melasma gravídico (manchas na face) e acne gestacional.Se a gestante está ganhando peso, a preocupação é óbvia com o desenvolvimento da diabetes e a eclâmpsia (alta pressão arterial que acomete mulheres na gravidez). Porém, nossa discussão é que uma vez eliminado estes agravos, nos voltarmos se o ganho de peso não irá acometer a mulher de celulite e de estrias devido ao estiramento da pele que ocorre em intervalo curto de tempo e da diminuição da eficiência do colágeno e de elastina em manterem a elasticidade normal da pele.



foto: M ecomments

Tratamentos para a gestante

Facial
- Desde o início deve-se utilizar produtos especiais, como: cosméticos adequados para o seu tipo de pele, fotoprotetor diário – atente aos novos bloqueadores fotoestáveis.
- Cremes hidratantes especiais, especialmente os de última geração como o recente Pro-collasyl e o Acquaporine Acive substância que promete transportar água das camadas mais profundas para as mais superficiais da pele.
- Dispigmentantes- sempre prescritos por seu médico, pois é juntamente com o foto-protetor a melhor opção para permanecer longe das manchas da gravidez.
- Antiacneicos- 25% das gestantes terão problemas com acne. O tratamento requer cuidados e todos os produtos para este fim devem ter supervisão médica. Medicamentos orais estão proibidos, exceto a eritromicina que é um antibiótico. A melhor arma é cuidar bem da pele sem utilizar sabões que a ressequem ainda mais, além de usar bloqueadores livres de óleos e evitar maquiagem ou produtos que levem a formação de acne.
Corporal
- Drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante, devendo a massagem ser feita de forma mais lenta e suave. Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando na redução da celulite.
- Acupuntura nas áreas de drenagem também é indicado, pois demonstrou resultados quanto à eliminação de retenção de líquidos.
- Peeling de cristal é um tipo de peeling mecânico onde se utiliza um dermoabrasor com cristais em sua superfície que entra em contato com pele da paciente levando a uma abrasão leve a moderada retirando tecidos mortos, logo nenhum produto é absorvido pela pele .Causa pouco desconforto e tem indicação no combate as estrias, típicas da gravidez e no pós-parto.
- Hidratação da pele é a palavra chave na gestação, pois apresenta alteração pelo aumento do volume de líquidos fora da célula nos tecidos levando a uma maior absorção de substâncias hidrossolúveis. Uma pele bem hidratada, além de bonita, comprovadamente sofrerá menores riscos de formação de estrias. As áreas priorizadas devem ser mama, abdômen, parte lateral do quadril e coxa. As hidratações em clínicas devem ter supervisão médica.




Por Joyce Rodrigues para Cosméticos & Tendências

http://www.joycerodriguess.blogspot.com/
Escreva para a Joyce: joycerodriguescosmetologa@gmail.com

5 comentários

5 comentários:

Ministério Adoradores disse...

Gostei do Post Amanda!
é dificil encontrar informaçoes desse tipo na internet!
Um Super beijo
Juliana Kenzi
http://julianakenzi.blogspot.com

Drika disse...

Amei o post, bem esclarecedor!!bj

Carol R. disse...

Sera q tomo coragem?
Paris Je taime, mm?
Como tá?
Bjos

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Gostei do post
Morro de medo das estrias em uma futura gestação
beijos

Anônimo disse...

Thank you for anу other informatіve
ѕitе. Where еlse could I am getting that kind оf information writtеn іn such an iԁeal approаch?
І've a undertaking that I'm juѕt noω ωοrking οn, and
I have bеen at the glance out for such іnfоrmatіon.


Also visit mу web blog V2 Cig Review

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Voltar para cima