Dra Joyce: Prazo de validade dos cosméticos.

Não podemos esquecer nunca: é fundamental respeitar o prazo de validade estabelecido pelo fabricante do seu produto cosmético, que deve estar impresso na embalagem principal, aquela que está bem ao alcance dos olhos. Esta data é a máxima segura para o uso do produto, respeitando-se as regras de conservação.
O prazo de validade de cada formulação foi estabelecido mediante testes de envelhecimento acelerado, colocando-se as amostras do produto em estudo em situações drásticas, como alta e baixa temperatura e insolação. Este prazo deve sempre ser obedecido para garantir segurança e eficácia de uso. As instruções de armazenamento e uso devem ser seguidas corretamente, um batom guardado no porta-luvas do carro ficará com seu prazo de validade totalmente comprometido, é claro.




Foto: Toda Perfeita



Veja como é fácil bem conservar seu produto cosmético e garantir sua eficácia:
1- Manusear qualquer que seja seu produto cosmético sempre com as mãos limpas e secas, para evitar a contaminação microbiológica cruzada. Bactérias, fungos e leveduras adoram creminhos e podem colocar em risco a sua saúde, portanto fora com essa turma de intrusos!
2- Manter as embalagens fechadas, dentro dos cartuchos(se existirem), longe da umidade, luz solar e calor. Lembre-se que nos banheiros brasileiros, diferentemente das salas de toilette européias, o vaso sanitário, chuveiro e armários( onde ficam guardados os cosméticos) ocupam o mesmo espaço, que se constitui num ambiente permanentemente úmido, com grande população microbiana, portanto estas instruções são FUNDAMENTAIS para evitar a contaminação microbiológica.
3- Os produtos cosméticos devem ser de uso individual, nunca partilhe seus cremes ou maquilagem com outras pessoas.
4- Falando de produtos para cuidado da pele do rosto:
Preferencialmente use os produtos da mesma linha, por exemplo, loção de limpeza, tônico e hidratante facial, pois as formulações foram delineadas para se complementar, partilhando sistemas de conservantes e princípios ativos. O que desejo dizer é que sempre que você utilizar a seqüência de produtos, conforme determinada pela empresa fabricante, a eficácia de uso será comprovada. Quando se “misturam” produtos de marcas diferentes, não há sinergia de ação e perde-se em eficácia. Portanto vale a pena investir numa boa linha de cosméticos faciais, adquirindo-a completa.
5- Os produtos, de forma geral, devem ser guardados a temperatura ambiente, porém perfumes preferencialmente podem ficar armazenados numa geladeira, ou frigo bar, mas lembre-se que as fragrâncias podem impregnar tudo, portanto se você escolher guarda-los dessa forma, use um equipamento somente para isso.



Por Joyce Rodrigues para Cosméticos & Tendências

http://www.joycerodriguess.blogspot.com/
Escreva para a Joyce: joycerodriguescosmetologa@gmail.com

9 comentários

9 comentários:

ღღ Mary Bonekinha ღღ MB.Nail Polish disse...

isso é muito importante , então mantenha sempre atenta...

Barbara Bosque disse...

não sabia essa dos perfumes na geladeira

tá rolando sorteio artdeco lá no blog
http://cosmetictester.blogspot.com
:*

Priscila disse...

Amei as dicas, principalmente de guardar os perfumes na geladeira. Beijos.
Pri
http://epurocharme.wordpress.com

Camiladelpino disse...

Ótimas dicas!!! Uma dúvida, o batom que está meio meladinho em condições corretas de armazenamento e validade, posso guardá-lo na geladeira?
Grata

Unknown disse...

Adorei as dicas ,é muito bom termos informações de um especialista ..Então vamos por em prática não é .E nada de ficar com dó de jogar aquele certo batom ou sombra vencido ou o que for que gostamos por não encontrarmos outro ou já ter saido de linha ,tem tantas opções no mercado rsrsrs...Bjosss Amandinha (amadinha).

Vanil disse...

Bem bolado essas dicas.
Sempre tenho produtos vencidos e qdo percebo trato de descartá-los rapidinho.
Para guardar os produtos e perfumes na geladeira, seria ineressante ter uma mini geladeira no quarto.

bj
Vanil

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Amandinha vou ser bem sincera, só respeito validade em produtos para os olhos rsrsrsr, acho que o bom senso vale muito nesta hora!!Qto à geladeira, eu coloco perfumes e os esmaltes da Chanel, coloco em caixinhas de isopor, daqueles de vacina sabe?Dai não contamina o que fica no frigobar. Bjs, Va.

Livia Ferreira disse...

Queria eu ser rica o sufuciete para ter um frigobar pros meus perfumes!! Compraria uma mini geladeira retrô linda e maravilhosa, vermelha.

Cleidoka disse...

Comprei uma mini geladeira vermelha para armazenar meus perfumes e cosméticos... ADOREI!!! bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Voltar para cima