TUDO sobre o Dermaroller!

Gente, lembram quando escrevi aquele post sobre o Dermaroller? Pois é, ele causou uma super polêmica, algumas pessoas não concordaram que ele fosse um tratamento muito agressivo, e  recebi um comentário de um médico, o Dr. Gustavo Tenfen, de Santa Catarina. Como ele foi ultra atencioso, tive a idéia de pedir que ele respondesse a algumas dúvidas.....ele não só foi super receptivo, como deu uma verdadeira aula sobre como funciona esse tratamento.
E quer saber? acho que tentaria sim fazer um tratamento com o Dermaroller para prevenir/diminuir as linhas de expressão! desde que não sangre tanto. ehehe. E como ele mesmo disse, esse procedimento deve ser feito só por médicos, hein gente!


Dermaroller
Foto meramente ilustrativa


1ª Pergunta – Como o Dermaroller funciona? Quais são os principais benefícios? A Partir de qual idade recomenda o uso?


Dr. Gustavo Tenfen Responde:
Na verdade, o nome da técnica é terapia de indução de colágeno por microagulhamento e ficou conhecida popularmente como dermaroller (marca mais famosa que fabrica o aparelho utilizado), existindo no Brasil uma outra marca a Beutyroller que também já possui registro na ANVISA. (se houver mais marcas com registro e autorização eu desconheço).


A técnica de microagulhamento compreende promoção de milhares de micropunções com agulhas de mínimo calibre (0,5 a 2mm) sobre a pele sã.
Através destas micropunções, observa-se o desencadear de dois principais efeitos sobre o organismo:
1 – Criação de pequenos canais através da camada córnea da pele, aumentando em mais de 10.000 vezes a absorção dos produtos aplicados sobre ela.
2 – Produção endógena de colágeno e regeneração tecidual.
Quando da agressão local pelas agulhas, ocorre ativação da cascata de coagulação visando o controlar as pequenas lesões causadas nos microvasos da derme, quimioestimulação de leucócitos e recrutamento de fibroblastos.
Neutrófilos agem no local removendo os debris, colágeno velho ou lesionado e os microtrombos. Em paralelo ocorre ativação de fibroblastos que iniciam produção de colágeno e elastina novos.
Para que haja reepitelização completa há ainda ativação de queratinócitos que, quando agrupados, reestruturam a membrana basal e iniciam a produção de colágeno tipo IV e VII.Ainda em decorrência da agressão mecânica, há incremento da produção de substâncias vasodilatadoras locais, resultando em aumento fluxo de sangue e, conseqüentemente, da oxigenação tecidual.


Quanto a idade mínima para utilização não há na literatura nenhuma referência a um mínimo de idade necessário, porém, como em todos os tratamento estéticos invasivos, prefiro fazer apenas após a maioridade ou, caso estajam acompanhados de responsáveis maiores de idade, à partir dos 16 anos.
Indicado para tratamento de:
- Rejuvenescimento facial
- Diminuição de rugas e linhas de expressão
- Tratamento de acne não inflamatória e de cicatrizes de acne
- Tratamento de cicatrizes
- Celulite
- Estrias
Vantagens:
- Aumento da produção de colágeno
- Suavização de cicatrizes
- Realinhamento e restauração das ligações (pontes) antigas de colágeno.
- Preservação da epiderme durante o procedimento
- Não causa dano permanente à pele
- Pode-se controlar a dor durante o procedimento
- Não causa sangramento importante
- Baixo risco de infecção
- Ausência de risco de causar discromias
- Após 24-48 horas do procedimento, pode-se aparecer em público sem que se perceba a realização do procedimento
- Necessita de apenas 3-5 dias de afastamento total ao sol


2ª Pergunta – Qual e periodicidade das aplicações? Quais os cuidados devo tomar após o procedimento? Há contra-indicações?

Dr. Gustavo Tenfen Responde:
As aplicações devem ser realizadas entre 21 e 28 dias em função de este ser o tempo do ciclo de produção de novo colágeno (visto que este é o principal objetivo ao se utilizar a técnica).
Logo após o procedimento deve-se evitar o uso de cosmecêuticos e cosméticos (exceto àqueles orientados pelo médico que realizou o procedimento) assim como deve-se evitar a exposição solar nos primeiro 3 a 5 dias. O uso de fotoproteção é essencial, assim como em todas as outras técnicas de tratamentos estéticos (devemos lembrar que o uso de protetor solar deve existir independente de estarmos realizando qualquer que seja o tratamento).
Como em todo procedimento há contra-indicações com as quais devemos estar atentos. Podemos citar a presença de lesões cancerígenas, verrugas, hiperqueratose solar, psoríase, infecção no sítio de aplicação (ainda que sejam lesões acneicas infectadas), herpes ou acne ativa, uso de anticoagulantes e distúrbios de coagulação. Apesar de não ser contra-indicação, evito o uso em diabéticos e imunodeprimidos em função da maior facilidade de adquirirem infecção.


3ª Pergunta – O Dermaroller pode ser aplicado em clínicas de estética? Quais os profissionais estão aptos para aplicá-lo?


O Procedimento é realizado em caráter ambulatorial, clínicas e consultórios, não necessitando de centro cirúrgico ou ambiente hospitalar para a sua aplicação. Deve ser realizado por médico habilitado a realizá-lo, pois apesar de parecer de simples aplicação, trata-se de uma procedimento invasivo, onde há lesão de camadas da epiderme e agressão da derme.


4ª Pergunta – Podermos considerar um tratamento seguro? Há risco de contaminação? Dói muito?


Podemos sim considerar um tratamento seguro, desde que aplicado por profissional capacitado e com a devida técnica necessária.
Como em todo procedimento que causa invasão e contato com a derma, caso não sejam tomadas as medidas de antisepsia e caso o procedimento não seja realizado com técnica asséptica, pode sim ocorrer infecção, principalmente em indivíduos imunossuprimidos, diabéticas e caso haja infecção prévia no sítio de aplicação.
Como trata-se da aplicação de agulhas, o procedimento causa dor. Por isso, utilizamos de técnicas de analgesia e anestesia locais para que o paciente não sinta dor durante o procedimento. Isto faz com que o paciente fique confortável e sem dor durante a aplicação.


5ª Pergunta – Posso usar o Dermaroller em casa?


Existem alguns modelos de aparelhos de microagulhamente facial que podem ser utilizados em casa. Estes aparelhos possuem agulhas menores que não penetram as camadas mais profundas, aumentando, principalmente, a capacidade de penetração de agentes através da pele. Estes aparelhos são seguros e fabricados para uso domiciliar, podendo, inclusive, serem utilizados semanalmente.
Alguns modelos mais modernos incluem nos aparelhos domiciliares um sistema elétrico que faz com que o aparelho vibre durante a aplicação, melhorando (segundo o fabricante) o efeito e a ação do mesmo.


 Quer saber mais sobre o Dr Gustavo Tenfen?
www.medicinaeesteticaavancada.com
drgustavotenfen@gmail.com
http://www.drgustavotenfen.blogspot.com/

Clínica Médica Costa Esmeralda

R: 300, Esq com a Av Nereu Ramos, nº15 , Bairro Meia Praia, Itapema - SC
Fone: (47) 96058262  CRM – SC 14860

33 comentários

33 comentários:

Renata Selli disse...

Oi Amanda! Obrigada por este texto, foi muito esclarecedor!!! parabéns!

Anônimo disse...

É um tratamento muito interessante, mas tenho medo de fazer.

bjss
Alline

Adriana Prado disse...

Esclarecedor. Achei o tratamento bem interessante. Agora, qual será o preço desta belezinha?

Beijo

Amandinha disse...

Meninas
que bom que gostaram!
olha, os preços dependem muito de médico para médico, e creio que o tipo de pele e tratamento escolhido, tambem influenciam!
beijos
amandinha

Sonia Carvalho disse...

Amanda!! Parabens pelo nível técnico!! Muito interessante o comentário!! bjus

Amandinha disse...

Oi Soninha! que bom que gostou!
bjs
amandinha

Gustavo Vinicius Meirelles Tenfen disse...

Oi Amanda..
Gostaria de agradecer a oportunidade de poder colaborar com os esclarecimentos para o seu blog e me colocar à diposição para quaisquer outras dúvidas sobre tratamentos médicos voltados para a estética.

Atenciosamente

Gustavo Tenfen

A Wild Garden disse...

Comprei pela internet um dermaroller que jamais chegou ou consegui receber resposta. Foi no site encomende aqui ebay Brasil. Alguém pode me ajudar a comprar um pessoalmente? Eu viajo para buscar. É para remoção de cicatrizes em tratamento de apoio a depressão.

Anônimo disse...

oi.tenho cicatrizes profundas de acne ja fiz varias vezes o dermaroller 1.5 mm mas nao vi resultados.faco mensalmente.k faco??????

Anônimo disse...

Adorei as explicações! Gostaria de saber quem tem tendências a queloide pode usar o dermaroller de 0,5mm no rosto? Estou louca para adquirir esse aparelho!

Parabéns pelo blog Amanda!

Bjus.

Giselle disse...

Oi, tenho 20 anos, não to gravida, nem nunca engravidei, mais tenho estrias na coixa, e bumbum, quero o dermaroller de passar em casa, qual seria o modelo ?

Anônimo disse...

OS preços giram em torno de 400 as 700 reais, por sessão. Em clinicas especializadas. Resultados muito bons! É só encontrar uma clínica descente.

Patricia Fonseca disse...

Sempre interessante obter a opinião de um médico, muito do que se fala por ai é apenas baseado em conhecimento empirico, e com a quantidade de dermarollers diferentes que surgem é bom ter todos os factos correctos.

Obrigado.

Anônimo disse...

Olá, quem estiver interessado, tenho dois dermaroller da mt para vender, lacrado, na caixa, um de 1,0mm e outro de 1,5mm...R$ 150,00 se quiser pode comprar com cartão de crédito pelo mercadolivre em uns de meus produtos, e só liberarem o dinheiro após o produto chegar...pode dar o lance neste produto e adicionar a diferença como se fosse o frete. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457629536-250-adesivos-de-unha-3d-o-mais-barato-do-ml-aproveitem-_JM

Anônimo disse...

Meninas eu também estou usando o dermaroller tenho muitas estrias na barriga devido a gestação eu comprei o meu derma na loja Bela Brasil chegou tudo certinho eu li também alguns passo a passo de uso do dermaroller em casa através desse link que eu peguei na internet é bem explicativo:

Link: http://amamosdicas.blogspot.com.br/2013/01/dermaroller-como-usar-passo-passo.html



Espero ter ajudado!!

Lucas silva disse...

ola pessoal! o dermarroller e muito bom eu usei no rosto ,ele é tão eficiente e muito mais barato e eficaz que um laser fracionado co2tem que ter paciencia para ver os resultados é so utilizar vitamina c manipulada ou babosa apos as rolagens ambos ajudam na regeneraçao celular e aumento do colageno.Inclusive revendo e tenho a pronta entrega o de 1,mm e de 1,5mm de 540 micro agulhas otimo para rejuvenescimento ,cicatrizes de acne, estrias e celulite intensa caso tenham interesse posso providenciar também o novo dermarroller de 1.080 micro agulhas para ser rolado em partes maiores do corpo,ou qualquer outro tamanho de micro agulhas desejado .Se ficarem interessados estou vendendo cada peça por apenas R$99,90 mais barato do que qualquer site na internet que revendem o mesmo produto por 130 reais unidade fora o frete.Meu produto é de excelente qualidade e procedência caso tenham interesse. Estou a disposiçao pelo email silvaserafiml@yahoo.com . sou de bh MG Atenciosamente Lucas Silva

Unknown disse...

Olá a todos. Sou biomédico e trabalho com dermaroller e laser de baixa intensidade em Porto Alegre/RS. Também vendo o dermaroller por R$ 60,00, de todos os tamanhos.
Contato: laser.biomed@yahoo.com
Facebook: https://www.facebook.com/daniel.telex

Unknown disse...

Olá, encontrei o blog por acaso e adorei! Porém, a técnica pode perfeitamente ser realizada por profissionais Fisioterapeutas também, em especia os dernatofuncionais! E a técnica é ótima com excelentes resultados! Beijos.

Unknown disse...

*Dermatofuncionais.

Priscila disse...

Olá, esta técnica é perfeita, recomendo.
E também ótimas respostas deste médico, mas é claro que ele teria que puxar para o lado dos médicos, sou farmacêutica acupunturista e trabalho com acupuntura estética onde o microagulhamento é um dos principais tratamentos da clínica, então não somente médicos podem aplicar, outros profissionais especializados podem aplicar também.

Anônimo disse...

Ótima dica!

Já comprei o meu na: http://dermaesteticashop.com/

Beijos,
Carla

Unknown disse...

Ai!! Tou louca pra começar a usar o meu! Acabou de chegar! Comprei o de 1080 agulhas no ML com esse vendedor aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508770172-dermaroller-1080-agulhas-de-15-frete-gratis-_JM

Depois conto os resultados!!

Anônimo disse...

AAAAiiiiii!!!!!que tudo......!!!fim das minhas celulites e estrias. amo.

PINK disse...

http://vippink.mercadoshops.com.br/
comprei aqui hehehe
adorei!!!

Anônimo disse...

Ola! Bem explicativo o texto porem quero fazer uma consideraçao! Nao sao so os profissionais medicos que estao aptos a trabalhar com dermaroller. O que vai determinar a atuacao do profissional eh o tamanho da agulha a ser utilizada!

Unknown disse...

Eu vendo bastam entrarem contacto comigo. É DE FACTO EXELENTE SEUS RESULTADOS Obrigado

Unknown disse...

mtlourenco3014@gmail.com

Anônimo disse...

Olá..

Amei os resultados!

O meu foi comprado na Derma Estética.

Bjs

Unknown disse...

Oi gente eu estou usando o dermaroller e uso tambem um oleo, o nome desse oleo eh bio oil, uso tambem a folha da babosa, minhas estrias ja estao invisiveis , muito bom...

LMady disse...

Não é usado somente por médicos,depende do calibre da agulha
é usado somente por médicos,quando faz-se bastante sangramento,além da profundidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá a todos. Eu tenho Derma Roller disponível para vender no DF, o preço R$ 100,00, de 1,0 mm e 1,5mm.
Contato: silandi00@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/silandi.lopes

Suely Gomides disse...

este procedimento deve ser realizado somente em ambientes que tenham esterelização com autoclave. Os esteticistas realizam o procedimento mais superficial, com anestésicos deramatológicos. Os fisioterapêutase biomédicos podem aplicar mas quando se quer um resultado mais profundo e mais rápido deve promover o sangramento pois o plasma sanguíneo rico em proteínas PRP induz á maior produção de colágeno, e neste caso deve ser realizado somente por médicos e dentistas, pois estes profissionais anestesiam a derme. Já fiz com os 2 mas gostei mais de dentista pois ele deu anestesia intra oral e não senti nada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blender DMP

Voltar para cima